ensino superior

UFSM sobe 22 posições no ranking das melhores universidades da América Latina

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) ocupa a 29ª posição entre as melhores universidades da América Latina e Caribe, de acordo com o Latin America University Rankings 2021, divulgado pela instituição britânica Times Higher Education (THE). Trata-se da melhor posição da UFSM no ranking desde 2019, e uma escalada de 22 posições em relação a 2020, quando ocupou a 51ª posição.

A THE Latin America Rankings utiliza a mesma metodologia e os 13 indicadores de performance do World University Rankings, que está entre as classificações universitárias mais prestigiadas do mundo. Os indicadores estão divididos em cinco áreas: ensino/ambiente de aprendizagem, pesquisa, influência da pesquisa por meio das citações, internacionalização e transferência de tecnologia/conhecimento. A nota final é calculada pela média desses critérios.

A UFSM, que é a 18ª universidade brasileira e a 3ª do Rio Grande do Sul no ranking, apresenta crescimento na maior parte dos indicadores desta edição. Destaca-se o salto em relação a 2020 nas áreas de ensino e pesquisa, que têm os maiores pesos em relação à nota geral (36% e 34%, respectivamente). No ensino, a UFSM subiu de 67 para 74,2 pontos. Na pesquisa, o salto foi ainda maior: de 59 para 74,2 pontos (15 pontos a mais). A universidade ainda apresentou recuperação em relação à área da transferência de tecnologia e no volume de citações dos autores ligados à instituição.

Quem ocupa o primeiro lugar do ranking latino-americano é a Pontifícia Universidade Católica do Chile. A universidade mais bem ranqueada no Brasil é a Universidade de São Paulo. No Rio Grande do Sul, a UFSM está atrás apenas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 8º lugar e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em 14º lugar.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Secretaria de Educação lança edital para preencher vagas de professores Anterior

Secretaria de Educação lança edital para preencher vagas de professores

Com 4 milhões de inscritos, Enem tem a menor adesão desde 2009 Próximo

Com 4 milhões de inscritos, Enem tem a menor adesão desde 2009

Educação